sexta-feira, 6 de abril de 2012

Preparando a pele para maquiagem


Meninas, o post de hoje vai falar do preparo da pele para receber a maquiagem. 
Muito se fala do pós, de como tirar a make e manter a pele livre e limpinha (o que é muuuito importante também, hein!), mas eu venho notando que muita gente se maquia sem o preparo adequado. E o pré é tão importante quanto o pós. Necessitamos desse preparo para que a make dure mais e, principalmente, para cuidar de nossa pele que vai receber uma série de produtos. Então vamos ao passo a passo?


Para começar, você precisa saber seu tipo de pele, para que possa estar sempre com o produto correto em mãos, caso contrário você poderá prejudicá-la e o resultado da maquiagem também. Se você tem dificuldade em identificar isso, procure um dermatologista, ele é quem melhor poderá ajudá-la. Posso até lançar umas super dicas que ajudam bastante, mas isso é assunto para um outro post.


Se você é maquiador, o ideal é perguntar a sua cliente se ela tem algum tipo de alergia. Pode perguntar também seu tipo de pele, porém muitas vezes identificamos isso ao iniciar o processo. Neste caso, não abro mão de um produto perfeito para qualquer tipo de pele: a água thermal, por isso sempre a levo em minha maleta.
Não esqueça (ainda para o profissional) que durante o processo de higienização, o maquiador deve estar com uma luva (dessas cirúrgicas mesmo), por motivos óbvios! ok?



Bom, agora que você já conhece sua pele, o primeiro passo para uma make linda e duradoura, é a higienização. É necessário que seu rosto esteja bem limpo para iniciar todo o processo, portanto lave-o com o sabonete indicado para sua pele. 


Se não tiver como higienizar com água e sabonete, opte pelos famosos lencinhos de limpeza facial, às vezes até utilizo mesmo após a lavagem. Existem muitas marcas boas. Tenho o hábito de usar o da Nívea porque já cumpre várias funções em um só produto: limpa, tonifica e hidrata. Além do preço ser acessível.


Atenção: Nada de esfoliar sua pele antes de maquiar, isso causará vermelhões (naturais quando esfoliamos) e resultará em um excesso de produto para cobrir (inutilmente).
Limpeza de pele também não é indicado antes de fazer uma maquiagem. Faça uns dias antes porque sua pele ficará irritada, vermelha e num processo de cicatrização algumas vezes. Ou seja, ficamos meio monstrinhas! rsrs


Feito isso você fará uso de uma loção tônica ou adstringenteComo saber qual usar?
Os dois produtos têm basicamente a mesma função: uma limpeza mais profunda. A diferença é que o tônico é mais suave por ser formulado com água, um ativo adstringente leve e um calmante. Pode também conter propriedades que retiram as células mortas. É bem aceito por qualquer tipo de pele.

O adstringente também é formulado de maneira bastante parecida, mas contém maiores concentrações de álcool e de ácido salicílico. É excelente para desengordurar peles oleosas e mistas, por isso são mais indicados para quem tem tendência à acnes.  Mas use-o com cuidado, porque a pele sente. Por isso não são muito indicados para pele muito sensível. Também não indico adstringente para quem faz tratamento à base de ácido retinóico ou algo semelhante, porque a tendência nesses casos é a pele ficar irritadiça.


Trocando em miúdos: Peles normais ou secas devem usar loção tônica, enquanto as peles mistas e oleosas devem fazer uso da loção adstringente. E ambos cumprem o mesmo papel: fechar os poros.


Existem várias marcas excelentes de tônicos e adstringentes no mercado, tem para todas as peles e bolsos também!
Costumo usar a loção tônica Nívea (mais uma vez a Nívea). Ela, inclusive, tem uma linha para o preparo da pele, composta pelo tônico, adstringente e hidratante.
Quando o cliente necessita de uma limpeza um pouco mais profunda, gosto da loção adstringente Clean & Clear. Ele é indicado para peles acneicas. 


Meninas, as marcas aqui citadas, são apenas alguns dos produtos que faço uso. Fiquem a vontade para fazerem suas pesquisas, afinal, o mercado nos favorece quanto a isso, pois a variedade de marcas e preços é muito grande. Qualquer dúvida podem perguntar.


E aí? Já posso começar a maquiagem? 
Ainda não, mas falta pouco! O próximo passo é o nosso grande amigo hidratante. 
Meninas, TODOS os tipos de pele necessitam de hidratação. É uma regra. O tipo de produto a ser usado é que vai variar conforme o tipo de pele. As secas, por exemplo, pedem hidratantes mais cremosos, já as oleosas devem usar os mais fluidos e leves. Uma ótima dica são os hidratantes que já possuem filtro solar em sua composição, mas caso você não tenha, não se desespere, pode utilizar o filtro solar depois.
Tem muuitas marcas boas para serem indicadas, mas experimentei um a pouco tempo que gostei bastante e tenho feito uso dele. É o hidratante dramatically different, indicado para peles secas a mistas e o dramatically different moisturizing lotion, indicado para peles oleosas. Ambos da Clinique.




Depois de hidratar a pele, é hora de protegê-la com um filtro solar. Caso o seu hidratante não possua, você pode fazer uso de um primer que possua um FPS adequado. Ou, caso prefira, utilize seu próprio filtro solar facial, após o hidratante e antes do primer. Sempre atenta ao seu tipo de pele, senão pode ficar aquela melecada de produtos, por isso dou preferência aos produtos que já tem a ação protetora em sua fórmula.

O primer então, finaliza a etapa que prepara a pele para maquiagem e inicia a etapa da maquiagem propriamente dita. Como seu nome já diz, ele vem primeiro, ou seja, antes da maquiagem, para uniformizar a textura da pele e controlar a oleosidade, suavizando pequenas marcas de expressão e fechando os poros. Assim ele promete fixar a make. Promete e cumpre!
Poderia ficar aqui horas falando da função do primer, seus tipos para cada pele, mas eu deixaria esse post muito longo. Portanto fica aí mais um assunto para outro post.
Por hora, digo os meus queridinhos: da linha prep+prime, o fps 50 ou o Skin Base Visage, ambos da MAC. Um possui filtro e o outro não (amo o Skin!!!) e o mais novo achado, que venho tendo um caso de amor que é Porefessional, assunto do post anterior aqui no Portal, utilizo ele misturado a um bom primer.

Queridonas, termino aqui meu post. Espero tê-las feito compreender a importância de uma pele bem preparada para receber a make. Sei que parece um mega gasto, mas como já disse, existem produtos para todos as peles e bolsos. Faça uma pesquisa, e caso tenha dúvida é só deixar sua perguntinha que responderei com prazer.
E lembrem-se, consultar seu dermatologista é sempre a melhor opção para sua pele!
Besos e até a próxima!



4 comentários:

  1. Mi, adorei o post!! Vou tentar fazer uma make seguindo todos esses passos... depois volto pra contar como ficou!! Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Legal Pat! Faz isso sim e venha contar!!!
    Um gd bj e obrigada por estar sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre sigo todos os passo, e realmente é mto diferente do que simplesmente se maquiar...sem contar que minha pele é oleosa, portanto faz toda diferença na duração da make e no cuidado coma pele.
    Msm assim adorei o post, Mi, mta gente precisa dessas dicas! ;)

    ResponderExcluir
  4. Isso aí Jé, continue seguindo esse passo a passo.
    beijos e obrigada pela sua presença por aqui!

    ResponderExcluir